top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

O BREVE JORNAL PANORAMA

Site do grupo de pesquisa sobre o jornal que fascinou Londrina na década de 1970

Capa Site Panorama (tamanho correto).png

Seja bem-vindo!

Entre 1975 e 1976, o Panorama circulou em Londrina, no Norte do Paraná. O jornal pertencia ao Grupo Paulo Pimentel (GPP), um dos maiores conglomerados de comunicação da época. Com menos de dois anos de vida e mais de 540 edições, o Panorama foi inicialmente encabeçado por grandes jornalistas da imprensa paulista e fluminense, como Hamilton de Almeida Filho, Mylton Severiano, Narciso Kalili, Délio César, João Antonio, José Trajano e Ricardo Gontijo, para citar alguns. O currículo do grupo era farto, tendo como destaque a revista Realidade, a Folha de São Paulo, a Veja e o Última Hora.

 

Infelizmente, a aventura dos jornalistas forasteiros durou poucos meses. A presença de jornalistas da região, notória desde o princípio, foi predominante até o fim da circulação. Com design moderno, texto arrojado e liberdade editorial, a experiência do Panorama é inédita na historiografia da imprensa paranaense e brasileira, sobretudo pela tentativa de união entre o jornalismo de revista e alternativo ao jornalismo empresarial. Esse difícil encontro se mostrou como água e óleo.

 

Desde 2019, o grupo de pesquisa Imprensa em tempos de ditadura: o breve jornal Panorama se dedica a investigar a origem, história, e desfecho do periódico, além das suas edições remanescentes, emprestadas do acervo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), atual proprietário do acervo do GPP. Além disso, a equipe realiza entrevistas com profissionais que passaram pela redação em suas distintas fases. Este site pretende compartilhar processos e resultados da nossa empreitada.

Reportagens

Túnel do Tempo

Como estava o mundo quando o Panorama dava seus primeiros passos?

Reprodução: The New York Public Library

Na década de 1970, o mundo assistia aos últimos acontecimentos da Guerra do Vietnã (1959-1975), às repercussões do Caso Watergate (1972) e presenciava os desdobramentos da Crise do Petróleo (1973), resultado imediato dos conflitos árabe-israelense. As tensões ocasionadas pela Guerra Fria também se acirravam e, para evitar revoluções comunistas nos quatro cantos do mundo, os Estados Unidos tomaram frente no apoio aos militares na América Latina.

Podcast Panorama

Podcast Panorama - Episódio #1
00:00 / 18:38

Ficha técnica:
Produção: Ana Carolina Franco, Kathleen Varela e Milena Aíssa
Seleção de sonoras: Ana Carolina Franco
Escolha de trilhas: Milena Aíssa
Gravação: Ana Carolina Franco, Kathleen Varela e Milena Aíssa
Edição e finalização: Kathleen Varela

bottom of page